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Contributo de Thomas
Narten
Tradução de Paulo Pires
Água Doce: Procurando
uma Boa Loja de Aquariofilia
Tal como todos os negócios, as lojas de peixes têm de
ganhar dinheiro para sobreviverem. Infelizmente, algumas estão mais
interessadas nos lucros do que em vender-lhe apenas o que precisa e nada mais.
Como resultado, um cliente inteligente é um comprador cauteloso.
É claro que nenhuma loja é sempre 100% perfeita, mas a diferença entre uma
boa loja e uma loja fraca pode ser enorme assim que visitar algumas. Visite uma
loja várias vezes, e não confie apenas numa experiência. Se existirem maus
indicadores em várias visitas, procure outra loja. A seguir destacam-se alguns dos pontos que distinguem uma boa e reputada loja de uma que deve evitar.
Se os peixes não têm bom aspecto na loja, provavelmente não irão sobreviver muito tempo após os levar para casa, talvez já tenham passado o ponto de possível retorno do stress que possuem.
1. Os
aquários da loja devem estar limpos e os peixes terem aspecto saudável, e sem
stress (e.g. sem barbatanas rasgadas, boas cores, peixes ativos, etc.). Os
peixes mortos são removidos rapidamente? Em todas as lojas alguns peixes morrem
nos aquários; as boas lojas retiram rapidamente (peixes cobertos de fungos já
morreram provavelmente há bastante tempo).
2. Algum
peixe mostra sinais de doenças tais como íctio (pequenos pontos brancos)? Uma
boa loja recusa-se a vender-lhe QUALQUER peixe de um aquário que tenha
íctio, mesmo que o peixe que pretende tenha bom aspecto.
3. Têm
peixes incompatíveis misturados no mesmo aquário? Se sim, como pode confiar nos
conselhos que lhe derem a respeito de habitantes compatíveis para o seu
aquário?
4. Confirme
as regras da casa sobre devolução de peixes. Uma boa loja dá-lhe crédito total
em mortes de peixes poucos dias após a sua compra, desde que traga uma amostra
da sua água de modo a testarem o nível de amônia.
5. As
pessoas responsáveis pelas vendas têm conhecimentos sobre o que estão a vender?
Numa boa loja fazem-lhe perguntas sobre o seu aquário (tamanho, habitantes,
etc.) de modo a perceberem se um possível peixe em que esteja interessado é uma
boa compra para o seu aquário. Uma má loja vender-lhe-á seja o que for em que
esteja interessado; ficarão contentes por lhe vender mais peixes após os
habitantes incompatíveis se terem morto uns aos outros. Para aquariofilistas
iniciados, uma boa loja gastará algum tempo para lhe explicar o ciclo do azoto,
e aconselha-o a adiar a compra de peixes até que o aquário tenha estabilizado.
Uma má loja não lhe explicará o ciclo do azoto, até que volte uns dias mais
tarde perguntando por que morreram os seus peixes (assim podem vender-lhe mais
peixes, e talvez “bactérias nitrificadoras” para acompanhar!). Faça muitas
perguntas. Cuidado com respostas vagas; é o sinal de que o vendedor não sabe a
resposta (e não está com vontade de descobri-la), claro. Por exemplo, aquele
pequenino Oscar? Uma boa loja avisa-o que os Oscares ficam MUITO
grandes, e verificará se o seu aquário é suficientemente grande e que nenhum
dos habitantes será comido pelo Oscar. Uma má loja ficará em silêncio.
6. Cuidado
com a adição de medicamentos ao seu aquário; frequentemente não funcionam ou
são desnecessários. (Veja a FAQ de doenças). Uma boa loja pergunta-lhe primeiro
acerca da qualidade da água do seu aquário, verifica se o ciclo está completo,
etc. e sugere mudanças de água. Também só recomendam medicação se conseguirem
identificar a doença. Uma “má” loja encoraja-o a comprar medicamentos, sem
verificar se o medicamento em questão é útil para combater o problema
especifico que tem. Uma boa loja pergunta-lhe que peixes têm no aquário, dado
que alguns medicamentos são tóxicos para certas espécies de peixes. Uma má loja
deixa-o descobrir da pior maneira.
7. Como
regra (muito) geral, as lojas especializadas em aquários são melhores do que
lojas que “também” vendem peixes. No primeiro caso, uma má loja não terá grande
negócio a longo prazo (só irão enganar os clientes uma ou duas vezes) e
eventualmente ficarão sem negócio. No segundo caso, a secção de peixes pode
continuar a perder dinheiro, mas a loja continuará a funcionar porque as outras
secções (cachorros, pássaros, etc.) continuam a faturar. É claro, há exceções.
8. Por
fim, comprar peixes na loja mais barata não é necessariamente um bom negócio.
Um peixe saudável merece um pagamento extra. Um peixe doente pode infectar
todos os habitantes do aquário ou morrer pouco após a sua compra; grande
pechincha.
Será que se detecta aqui um padrão? Uma boa loja é
conhecedora dos produtos que vende a gastará tempo para se certificar que o
cliente está a fazer uma compra que o deixará contente a longo prazo. Querem
negociar consigo no futuro. Uma má loja encoraja-o a comprar coisas que não
precisa.