quinta-feira, 3 de março de 2011

Bons e Maus Peixes p/ Iniciantes. (Final)


Direitos de Autor

As FAQs existem graças à contribuição dos participantes na Net e, como tal, pertencem aos leitores dos newsgroups de aquariofilia. Os artigos com menção estão sujeitos aos direitos dos respectivos autores. Cópias das FAQs podem ser feitas livremente desde que distribuídas gratuitamente e incluídos os autores e a reserva de direitos.

Contributo de Dean Hougen

Tradução de Miguel Figueiredo


Maus Primeiros Peixes

Já discutimos diversas más escolhas para principiantes, em conjunto com os seus mais desejáveis primos. Aqui se apresentam outros peixes que são frequentes nas lojas e sobre os quais convém avisar o principiante. Muitos destes peixes são bons para aquariofilistas avançados enquanto outros nunca serão bons peixes de aquário e deveriam ser excluídos do hobby. Outros até são bons peixes para principiantes bem informados, apenas é necessário saber em que se está a meter antes de comprá-los por impulso e os largar no aquário comunitário.

Peixes Vermelhos

Os peixes vermelhos são dos peixes mais comuns. O peixe vermelho mais comum, vendido como peixe para alimentação de outros peixes, está geralmente cheio de doenças e parasitas que os podem matar ou aos outros peixes que partilham o aquário. As variedades mais vistosas, selecionadas durante séculos para atingir aparências pouco naturais estão sujeitas a problemas relacionados com as suas anormalidades.
Todos os peixes vermelhos são de água fria e não se dão bem nos níveis mais baixos de oxigênio dos aquários tropicais, portanto não devem viver em conjunto com espécies tropicais.

Piranhas

As piranhas estão entre os mais abusados de todos os peixes de aquário. Elas são frequentemente compradas para observar os seus lendários hábitos de alimentação. Como mencionado acima, os peixes para alimentação frequentemente transportam doenças e parasitas e podem infectar as piranhas. Além disso, uma dieta regular de peixes pode ser bastante dispendiosa.
As piranhas são peixes de cardume e são geralmente tímidas e susceptíveis de stress quando mantidas como único exemplar. Infelizmente elas também crescem muito (muitas espécies ultrapassam os 30 cm), portanto a maior parte dos principiantes não tem espaço para hospedar mais do que uma única piranha. Se existir espaço suficiente para manter várias piranhas, devem ser muito bem alimentadas ou voltar-se-ão umas contra as outras, matando-se e canibalizando-se.

Peixes-faca

Existem várias famílias de peixes, da América do Sul, África e Ásia que são referidas como peixes-faca. Muitas espécies ficam muito grandes, algumas próximas de um metro embora outras espécies menos atrativas tenham apenas 20 cm. Todas são predadoras noturnas, um fato que o principiante deveria conhecer antes de os outros peixes começarem “misteriosamente” a desaparecer do aquário.

Peixes-machado e peixes-lápis

De alguma forma aparentados com os tetras, os peixes-machado (família Gasteropelecidae) e os peixes-lápis (gênero Nannostomus) são caracideos da América. Muitos deles precisam de água pouco mineralizada e todos são frágeis. Os peixes-machado têm ainda a desvantagem de se lançarem para fora do aquário, saltando para a morte.

Peixes-elefante e outros mormirídeos

Peixes ainda mais frágeis são os peixes-elefante - Gnathonemus petersi, os Petrocephalus bovei e outros da família Mormyridae. São peixes que se alimentam durante a noite e difíceis de manter de manter no aquário.

Comedores de Algas Chineses

Os comedores de algas chinesas - Gyrinocheilus aymonieri, também chamados de limpa-vidros, são frequentemente introduzidos no aquário para realizar aquilo que o seu nome sugere - comer algas. São geralmente encontrados em tamanho pequeno e muitos morrem pouco tempo após a compra. Se sobreviverem, porém, ficam muito grandes (até 30 cm) e começam a preferir raspar os lados dos peixes de movimento lento (tornando-os susceptíveis de infecções) a comer algas. (NT- Este é um peixe polêmico. É dos peixes fáceis de encontrar no mercado, o melhor comedor de algas. Um só limpa-vidro é capaz de acabar com infestações de certos tipos de algas em poucos dias. Quando o peixe ultrapassa os 7-8 cm ou quando é bem alimentado deixa de comer algas. Além disso, quando cresce, torna-se agressivo. Porém, um só peixe que custa poucas centenas de escudos pode manter o aquário livre de algas durante um ano, depois convém que seja devolvido à loja ou trocado por outro menor.)

Tubarão Bala

Não é um tubarão, mas sim um ciprinideo (aparentado com as carpas). Os tubarões bala - Balantiocheilus melanopterus rapidamente ficam demasiado grandes para a maior parte dos aquários. Podem atingir os 30 cm.

Tubarão Martelo

Não aparentado com os tubarões bala ou com os verdadeiros tubarões, o Tubarão Martelo - Pangasius sutchi é na verdade um peixe gato. Cresce até quase um metro e tende a ferir o nariz conta o vidro do aquário.

Peixe Gato Vidro

Outro peixe gato a evitar é o peixe gato vidro - Kryptopterus bicirrhis. Embora fique suficientemente pequeno para ser um peixe de aquário (até 15 cm) é muito frágil e não deve ser comprado por principiantes.

“Plecos”

Os peixes gato de boca em ventosa do gênero Hypostomus são frequentemente vendidos nas lojas como limpadores de algas. A maior parte dessas espécies atinge os 24 cm. Alguns dos plecos mais bonitos, como o Dasyloricaria filamentosa e a Farlowella gracilis são espécies frágeis.

Peixes gato de bigodes compridos

Os peixes gato não têm longos bigodes só para ficarem bonitos. Esses bigodes muito longos ajudam-nos a procurar a comida - outros peixes! Além de comerem todos os peixes menores que metade do seu tamanho muitos peixes gato piscívoros (comedores de peixe) irão crescer demasiado. Uma das espécies comuns, o Pimelodus pictus atinge 25 cm enquanto outras espécies podem ultrapassar os 60 cm.

Peixe gato de cauda vermelha

O peixe gato de cauda vermelha - Phractocephalus hemiliopterus é um predador particularmente grande. Tem um corpo escuro com uma risca horizontal branca e uma cauda vermelha fornecendo-lhe uma aparência atrativa. Em adulto pode ultrapassar um metro e vinte centímetros e a sua boca é correspondente ao corpo. Chegam a tornar-se mesmo demasiado grandes para alguns aquários públicos, para já não falar dos aquários caseiros.

Enguias

As enguias (família Mastacembelidae) são peixes agressivos, podendo ultrapassar os 90 cm. Algumas espécies podem ficar pequenas (uma delas tem menos de 12 cm), mas todas são propensas a terem parasitas internos.

Chandra Pintado

Os chandras pintados são chandras vulgares - Chanda ranga, mas foram “pintados” com corantes químicos. Este procedimento adiciona um pedaço temporário de cor artificial (que desaparece com o tempo) e afeta o peixe tornando-o mais propenso a doenças e parasitas. Este peixe precisa de pelo menos uma colher de chá de sal por cada 4 litros de água.

Peixes Corados

Enquanto os chandra pintados foram durante muito tempo os únicos peixes a serem “corados” por criadores pouco escrupulosos, nos últimos anos apareceram diversos outros peixes sujeitos a este abuso. Por exemplo, a variedade albina do Gymnocorymbus ternetzi e alguns botia. Se não estiver seguro se o peixe é corado ou não então pergunte ao fornecedor.

Peixes de Água Salobra

Alguns peixes já mencionados, como mollies e peixes-vidro provêm de águas salobras - embora o termo ainda não tivesse sido utilizado. A água salobra é o estado intermédio entre a água doce de rios e lagos e a água salgada dos oceanos. Água salobra é encontrada em golfos, deltas e lagoas assim como em lagos e rios. Dado que os peixes de água salobra precisam de tanto sal na água, não se tornam compatíveis com a maior parte dos peixes de aquário. Além disso, os peixes de água salobra geralmente precisam de mais espaço por peixe para se manterem saudáveis. Alguns de peixes de água salobra frequentes são os Monodactylus, os peixes arqueiros - Toxotes sp., os Scatophagus e muitas espécies de peixes-balão (família Tetraodontidae).

Peixes de Água Salgada

Se a água salobra deve ser evitada por principiantes então ainda mais a água salgada. As cores dos peixes de água salgada são atrativas, mas geralmente para principiantes são muito mais difíceis de manter vivos que os de água doce.

Conclusão

Existem milhares de espécies de peixes adequados para aquário de um leque de famílias não incluídas aqui. Esta FAQ não pretende ser exaustiva. Os killifish (peixes da família Cyprinodontidae), por exemplo, são populares entre muito aquariofilistas avançados, maspouco frequentes entre os principiantes. Isto não significa que sejam desaconselhados. De fato alguns deles serão bons segundos peixes. A razão é porque raramente são encontrados nas lojas de animais.
Para opções de bons peixes para principiantes além das listadas aqui tem que se ultrapassar o nível de novato e encontrar boas fontes de informação, como clubes de aquariofilia e amigos que também sejam aquariofilistas, assim como os livros e revistas. Em qualquer nível de experiência o aquariofilista verificará que boas fontes de informação valem bem o tempo e/ou o dinheiro que é preciso para obtê-las.


Fim da FAQ Peixes para Principiantes: os bons e os maus.