Direitos de Autor
As FAQs existem graças
à contribuição dos participantes na Net e, como tal, pertencem aos leitores dos
newsgroups de aquariofilia. Os artigos com menção estão sujeitos aos direitos
dos respectivos autores. Cópias das FAQs podem ser feitas livremente desde que
distribuídas gratuitamente e incluídos os autores e a reserva de direitos.
Contributo de Elaine Thompson
Tradução de Miguel Figueiredo
Criando os alevinos
“Os meus peixes reproduzem-se, mas não consigo criar os adultos até a idade adulta”
Criar os peixes dá algum trabalho. Os alevinos requerem
água límpida e comidas especiais.
Os vivíparos são geralmente os mais fáceis de reproduzir. Alguns aceitarão
flocos finamente esmagados desde o princípio e apenas requerem mudanças de água
com frequência para manter o crescimento. Também precisam de algas ou
spirulina. Os alevinos de ovíparos são frequentemente mais difíceis de reproduzir. Muitos são demasiado pequenos para comer flocos esmagados e requerem outros alimentos. Artêmia viva é comida preferencial da maior parte desses alevinos, embora alguns precisem de comida ainda menor: Os infusórios ou pequenas dáfnias. Os peixes-gato comedores de algas precisam de algas ou vegetais escaldados. Existem comidas à venda para alevinos que funcionam ou, em situações desesperadas, gema de ovo cozida. Tenha cuidado, porém, comidas não vivas poluem a água do aquário terrivelmente - especialmente a gema de ovo.
De fato, manter a água límpida é provavelmente o maior desafio na criação dos alevinos. Os peixes em crescimento requerem muita comida e não são muito bons em encontrá-la, o que significa que muita mais deve ser metida no aquário. Como em qualquer aquário, muita comida tem que ser equilibrado com manter a qualidade da água extremamente alta. Os alevinos precisam de água ainda mais pura que os adultos. Mudanças de água frequentes são uma necessidade, assim como uma filtragem biológica eficiente. Os aquários de alevinos requerem mudanças de água diárias, até 50% da capacidade do aquário. Os filtros de esponja são o método preferido de filtragem porque são excelentes filtros biológicos e não sugam os alevinos.
As larvas de peixes de água salgada têm os requisitos superiores a todos. Precisam ser alimentadas com plâncton extremamente pequeno ou rotíferos, num aquário com água quase perfeita.
Finalmente, conforme os peixes vão crescendo, devem ser transferidos para alojamentos maiores. Evidentemente um aquário de 35 litros que hospeda 100 alevinos não poderá aguentar com 100 peixes durante muito tempo. Os criadores de bettas têm um problema adicional dado que os pequenos machos irão lutar e têm que ser colocados em recipientes separados ou num aquário com várias divisões.