quarta-feira, 2 de março de 2011

Filtragem.

Direitos de Autor

As FAQs existem graças à contribuição dos participantes na Net e, como tal, pertencem aos leitores dos newsgroups de aquariofilia. Os artigos com menção estão sujeitos aos direitos dos respectivos autores. Cópias das FAQs podem ser feitas livremente desde que distribuídas gratuitamente e incluídos os autores e a reserva de direitos.

Filtragem.

Contributo de Bruce Hallman

Tradução de Fernando Fonseca

Sumário

Este artigo descreve como a filtragem pode contribuir para a manutenção de um bom aquário. A primeira parte explica o que são os filtros e como trabalham. A segunda parte descreve os diferentes tipos de filtros.

1. PORQUE É NECESSÁRIA A FILTRAGEM

Por vezes esquecemo-nos de que um peixe metido num aquário está confinado há uma muito pequena quantidade de água comparada com a do seu habitat natural. Na natureza, os dejetos dos peixes são rapidamente diluídos. Mas, num aquário esses produtos podem crescer depressa para níveis tóxicos.
Esses produtos poluentes incluem amônia libertada pelas guelras, dejetos e ainda restos de alimentos. Os alimentos e os excrementos decompõem-se libertando amônia. Mesmo em pequenas quantidades, a amônia é mortal para os peixes.
Obviamente, quantas mais fontes de poluição, tanto mais rápido e maior é o problema da amônia. Um pequeno aquário com muitos peixes grandes superalimentados terá muito mais amônia do que um aquário grande com pequenos peixes alimentados corretamente. Mas, em qualquer dos casos, é necessário um sistema de filtragem para controlar a amônia.
Alguns aquariofilistas tentam controlar os níveis de amônia recorrendo unicamente a mudanças de água. Esse sistema ajuda, mas não é prático devido à necessidade de mudanças frequentes e volume de água das mudanças.
Felizmente, existe um processo mais fácil! De fato, o mundo está cheio de bactérias que não precisam mais do que consumir a amônia e convertê-la em substâncias menos tóxicas. Para muitos aquariofilistas, este processo ocorre sem o seu conhecimento ou ajuda. Contudo, os mais interessados aprendem a tirar vantagem dessas bactérias benéficas maximizando o seu crescimento.
Quando se começa com um novo aquário, a que dar tempo e possibilidade às bactérias de se estabelecerem. Durante um período de várias semanas, esse novo aquário é perigoso para os peixes. Deve-se começar com o aumento gradual da produção de amônia, i.e., começar só com um ou dois peixes pequenos, para se dar tempo ao crescimento das bactérias. A esse período dá- se o nome de ciclo. Ler mais detalhes na FAQ Iniciação à Água Doce.
De lembrar que as bactérias transformam a amônia em outras substâncias (primeiro nitrito e depois nitrato) que são menos tóxicas, mas não atóxicas. Muitos peixes podem suportar elevados níveis de nitratos, mas, com o decorrer do tempo, os nitratos também se tornam tóxicos. Acresce que os nitratos são fertilizantes e elevados níveis de nitratos podem dar origem a um crescimento excessivo de algas.