sexta-feira, 4 de março de 2011

Reprodução. (Final)


Direitos de Autor

As FAQs existem graças à contribuição dos participantes na Net e, como tal, pertencem aos leitores dos newsgroups de aquariofilia. Os artigos com menção estão sujeitos aos direitos dos respectivos autores. Cópias das FAQs podem ser feitas livremente desde que distribuídas gratuitamente e incluídos os autores e a reserva de direitos.

Contributo de Elaine Thompson

Tradução de Miguel Figueiredo


“Tenho um monte de crias. O que faço com eles?”

“Posso ganhar dinheiro reproduzindo peixes?”

Encontrar casa para os alevinos pode ser quase um desafio tão grande como reproduzi-los. Os pequenos peixes podem ser despachados nos encontros de clubes de aquariofilia, trocados por outros peixes, vendidos ou oferecidos. As lojas de animais por vezes aceitam ciclideos africanos, guppies e bettas, mas muitas não lhe darão dinheiro, mas simplesmente crédito na loja.
Quanto a tornar a reprodução numa aventura comercial, lembre-se das leis da oferta e da procura. Para a maior parte dos peixes de comunidade as lojas encomendam o que querem dos importadores, criadores e distribuidores. O aquariofilista, por outro lado, apenas tem ninhadas ocasionais de peixes que as lojas podem não precisar nem querer em certa altura. A única vantagem sua será que quando entrar numa loja com um conjunto de peixes excedentes estes serão normalmente mais saudáveis e menos stressados que os peixes enviados de longe e que ainda têm de ser aclimatados às condições locais da água.
Se insistir em reproduzir peixes vendáveis tente peixes-gato raros, arco-íris raros, ciclideos africanos, guppies de grande qualidade ou peixes de água salgada. Estes são geralmente difíceis de obter pelas lojas. Para ganhar dinheiro vendendo peixes comuns como escalares, barbos, tetras, corydoras ou vivíparos (outros que não guppies) são precisos muitos de aquários de reprodução e pares reprodutores para assegurar um constante fornecimento. Também deve ter peixes de qualidade consistente.
Pessoalmente, eu recomendaria que você reproduzisse peixes pelo prazer mais do que tornar o hobby numa aventura comercial. Não há nada como ver um par de ciclídeos na corte, desaparecendo então numa gruta e emergindo uns dias depois com uma ninhada de alevinos.


Fim da FAQ Reprodução.