Água Salgada, Sucesso a Longo Prazo
Tradução de Miguel Figueiredo
Manutenção em Água Salgada
O processo de ciclo será sem dúvida o tempo de maior tensão
para você e para o seu novo aquário. Portanto, a seguir está um guia para os
primeiros dias e meses.
Ao longo das primeiras 4 a 6 semanas o seu aquário irá demonstrar o típico
processo de ciclo (o qual é descrito em detalhe na FAQ DO PRINCIPIANTE).
Durante este tempo crítico você deve vigiar cuidadosamente a amônia e os
nitritos no aquário. Se os peixes parecerem afetados (correndo de um lado para
o outro, ofegando por oxigênio, ou permanecendo imobilizados) uma mudança de
água parcial pode ser adequada. Se os peixes parecerem muito mal pode ser
preciso que ser passá-los para outro aquário até que a toxicidade do aquário se
reduza. Você deve sempre manter a mão água sem cloro e com sal previamente
misturado, para imprevistos. Em conjunto com a monotorização da amônia e dos nitritos, você deve estar atento ao pH (alias, deve sempre vigiar o pH e não apenas no processo de ciclo). O pH tenderá a cair ao longo do tempo e precisará de ser aumentado. A maneira mais fácil de subir o pH é através da adição de bicarbonato de sódio. Dissolva uma colher de sopa de bicarbonato de sódio numa chávena de água sem cloro e lentamente adicione-o ao aquário. "Lentamente" significa no decorrer de uma hora ou duas. O bicarbonato de sódio irá provocar uma queda de pH a curto prazo mas irá elevar o pH a 8.2 ao longo do tempo.
À medida que o tempo passa, a água irá evaporar do aquário e precisará ser reposta. A água que evapora é água doce e precisa ser substituída também por água doce. Você nunca deve usar água salgada para água de reposição (a menos que queira aumentar a salinidade do aquário).
À medida que o aquário matura, as algas começarão a crescer (normalmente cerca da semana 2 ou 3). Tipicamente as algas castanhas, também conhecidas por diatomáceas, serão as primeiras a aparecer no aquário. As algas castanhas irão geralmente cobrir tudo e precisarão ser limpas todas as semanas. Com o tempo as algas verdes devem ultrapassar as diatomáceas e as algas castanhas desaparecerão. Se isso não acontecer, talvez não exista luz suficiente para que as algas verdes vençam as diatomáceas.
Após o aquário completar o ciclo será tempo da primeira grande mudança de água. Embora a quantidade de água mudada seja consigo, deve ser uma porção significativa de água. Algo como 40% a 50%, com 100% de água a não ser raro. Quando se muda a água o areão deve ser também limpo. Existem muitos modelos de aspirador de areão disponíveis no mercado.
A química da água nova deve ter tão próxima como possível da água do aquário. O pH deve estar dentro de uma variação máxima de 0.2 e a temperatura deve estar dentro de 0.5°C. É preferível ter a água mais quente do que mais fria (imagine uma ducha frio e saberá como os peixes reagirão a uma mudança com água mais fria).
Após a primeira mudança de água você deve estabelecer um calendário de manutenção regular. Algo como mudança de água mensal, remoção semanal de algas e alimentação duas vezes por semana será normal.
Uma nota sobre a nutrição: Os peixes de água salgada precisam de dietas variadas. Alimentar constantemente os peixes a flocos pode fornecer todas as vitaminas e minerais necessários, mas pode resultar em deficiências de nutrição de vária ordem. Alternando entre camarão cortado, ameijoa, flocos e artemia viva ou congelada será uma boa combinação. Peixes herbívoros, como os Cirurgiões Amarelos, também gostam de alface ou Nori (uma alga vendida nos mercados orientais) com uma base regular.
Conversão para Água Salgada
Uma das questões mais frequentes nos newsgroups é como
converter de água doce para água salgada. Que equipamento precisa ser substituído,
que equipamento precisa ser comprado, etc.
A maior parte do equipamento usado em água doce pode ser usado num sistema
de água salgada, com algumas exceções. Você deve começar por substituir o areão
por algum tipo de material calcário. Exemplos são o coral esmagado, dolomita ou
aragonita. Estes tipos de substrato tendem a ajudar a capacidade de buffer da
água e a produzir um ambiente mais estável. A seguir, você precisa verificar se
o equipamento tem partes metálicas. A água salgada enferrujará tudo o que não
for aço inoxidável da mais alta qualidade. Existem aços inoxidáveis no mercado
que ganharão ferrugem quando expostos à água salgada. Desnecessário é dizer que
você precisa substituir ou livrar-se de tudo o que seja metálico. O sistema de filtragem usado na água doce é normalmente adequado a água salgada. Porém, pode aproveitar a oportunidade para atualizar ou mudar os mecanismos de filtragem. Além disso, qualquer que seja o sistema de filtragem que está a usar deve adicionar algum tipo de circulação de água ao aquário. A água salgada tem um conteúdo de oxigênio dissolvido mais baixo que a água doce, portanto é preciso manter a água em movimento. De fato, é preciso mais que mover a água. É preciso romper a superfície da água para maximizar a transferência de oxigênio com a atmosfera.
A iluminação usada num sistema de água doce também pode funcionar num aquário de água salgada apenas de peixes. Porém, se você quiser manter invertebrados então irá precisar atualizar o sistema.
Uma coisa que precisa ser substituída é a comida. Os peixes de água salgada precisam de dietas variadas. Você precisa fornecer aos peixes uma combinação de comida fresca, congelada e viva. Os flocos, embora adequados, não devem ser a maior porção da dieta dos peixes.
Finalmente, você está pronto para mudar para água salgada, deve mesmo substituir toda a água no seu sistema. É melhor começar com água livre de nitratos para minimizar os problemas com as algas. Muita gente pensa que adicionar sal a um aquário de água doce irá originar um aquário de água salgada em ciclo. A experiência mostra que não é verdade. As bactérias nitrificantes de água salgada são diferentes das bactérias nitrificantes de água doce, portanto têm ser cultivadas do zero. Como nota, as bactérias nitrificantes parecem ser sensíveis ao pH e à temperatura. Portanto transportar algum areão de um aquário de água salgada tropical (24°C) para um aquário de água salgada temperada (21°C) irá afetar as bactérias o suficiente para anular qualquer vantagem em usar o areão (como reduzir o tempo de ciclo).
Notas Gerais
Manter um aquário de quarentena é especialmente importante
para aquários de água salgada. Pode ser muito difícil tratar um peixe doente
quando este continua a ser incomodado pelos peixes saudáveis. Além disso,
alguns medicamentos, nomeadamente o cobre, irão matar os invertebrados. Você NUNCA
deve colocar cobre no aquário principal. Contrariamente à crença popular, você
nunca conseguirá retirar todo o cobre do aquário. Além disso, ao usar cobre num
aquário que contem rocha viva irá matar as formas de vida que povoam a rocha,
dado que na sua maior parte são invertebrados.
A fonte de água para aquários de água salgada é muito importante. Embora a
companhia possa dizer que a água da torneira é adequada para consumo humano,
pode não ser adequada para os peixes. A água canalizada tipicamente contem
compostos de cloro que matarão os peixes. Embora estes compostos tenham um
efeito imediato nos peixes, existem outros contaminantes na água canalizada que
precisam de tempo para afetar o aquário. Em particular, os fosfatos causarão crescimentos
massivos de algas-cabelo e potencialmente explosões de cianobactérias. Sem uma
boa qualidade de água na fonte o aquário não será a alegria contínua que você
esperaria. Os melhores purificadores de água no mercado são as unidades de osmose inversa. Estas, acopladas a resinas Deionizadoras, produzem água 98% pura. Se o preço de uma combinação RO/DI (siglas inglesas: Reverse Osmosis e De-Ionizers) é demasiado para si, então pode usar água destilada (e não água da chuva). Porém, a água destilada pode ter estado guardada em contentores de cobre o que matará os invertebrados.
Antes de começar o seu aquário de água salgada encontre uma boa loja próxima de si. As boas lojas terão pessoal conhecedor e exibirão uma preocupação geral com o tratamento dos animais. Se a loja tiver poucos aquários de água salgada, com peixes doentes ou a morrer, então não compre peixes aí, mesmo peixes que pareçam saudáveis.
O último aspecto sobre manter peixes de água salgada é ler, ler, ler. A FAQ não é substituta para ler um bom livro. (N.T.: Infelizmente em Português quase não existem, assim são apresentadas referências a livros ingleses). Alguns dos melhores são: The Marine Aquarium Handbook por Martin Moe, The Book of the Marine Aquarium distribuído por Tetra Press e The Marine Aquarium Reference também por Martin Moe. Além disso, não tenha receio de colocar artigos no pt.rec.aquaria, não se esqueça é de fornecer todos os dados importantes (como amônia, nitritos, nitratos, pH, temperatura, que idade e que tamanho tem o aquário, quais os seus habitantes). Boa Sorte!
Um aquário de água salgada bem-sucedido:
o Aquário de 120 litros
o Tampa feita à medida
o Suporte feito à medida
o 1 Phillips Ultralume
o 1 Coralife Actinic Blue
o Balastro eletrônico Wizard
o Filtro Seco-Húmido DIY
o Pré-filtro Amiracle
o Eheim 1250
o Escumador movido a ar DIY 30"
o Cabeça motorizada Hagen 801
o Bomba de ar Tetra Luft G
o Hagen 301 (circulação)
o Aquecedor Ebo Jaeger 100W
o Dolomita 10 Kg
o Rochas diversas
o 2 Donzelas Dominó