quinta-feira, 3 de março de 2011

Bons e Maus Peixes p/ Iniciantes. (Part. 2)

Direitos de Autor

As FAQs existem graças à contribuição dos participantes na Net e, como tal, pertencem aos leitores dos newsgroups de aquariofilia. Os artigos com menção estão sujeitos aos direitos dos respectivos autores. Cópias das FAQs podem ser feitas livremente desde que distribuídas gratuitamente e incluídos os autores e a reserva de direitos.

Contributo de Dean Hougen

Tradução de Miguel Figueiredo


Bons Primeiros Peixes

Um bom peixe para principiante é aquele facilmente alimentado e mantido, resistente, capaz de viver em variados tipos de água e atrativo. Existem diversas espécies disponíveis no mercado que apresentam estas características. Muitos são mesmo regularmente vendidos como sendo peixes de principiantes, mas atenção - existem também peixes rotulados como sendo “de principiantes” não o são na realidade.
Muitos dos pequenos peixes de cardume são ideais como primeiros peixes, incluindo Nuvem Branca (também chamado de falso Neon), várias das espécies de Danios e Rasboras e a maior parte das espécies de Barbos. Para aqueles com aquários um pouco maiores, os peixes arco-íris são ótimos peixes de cardume. Os corydoras também são populares como peixes de cardume.
Embora muitos aquariofilistas sejam tentados a manter apenas um ou dois peixes de cardume, isso deve ser evitado. Os peixes de cardume preferem vários exemplares da sua própria espécie com os quais interagirem. É recomendado um mínimo de seis peixes de cada espécie para peixes de meia água e quatro para corydoras. Um cardume de uma dúzia de peixes mostrando o seu comportamento natural acaba por ser mais agradável que uma mistura caótica de indivíduos, forçados a partilhar o mesmo aquário. (“Mãe, porque é que aquele peixe está escondido atrás do aquecedor e o outro ali ao canto?”).
Claro que, como referido na introdução, a população precisa de ser aumentada devagar, com dois ou três peixes de cada vez. O aquariofilista pode, por exemplo, construir um cardume de oito rasboras de certa espécie e depois construir um cardume de seis exemplares de uma espécie de corydoras.

Alguns ciprinideos

Nuvens Brancas, Danios, Rasboras e Barbos são todos peixes asiáticos aparentados com as carpas. Todos pertencem à família dos ciprinideos. Nuvens Brancas, Danios, Rasboras e Barbos são geralmente pequenos, ativos, resistentes e coloridos.
Nuvem Branca (ou Néon Chin&ecric; s) - Tanichthys albonubes
Proveniente das correntes de montanha da China. Pode ser mantido em aquários não aquecidos (mínimo de 15C). Alguns autores não aconselham a colocar estes peixes em aquários tropicais, mas a verdade é que eles também se dão bem em aquários aquecidos, desde que a temperatura não exceda os 25C. Podem ser alimentados com flocos e desovam com frequência, mas os alevinos nunca aparecerão, se os pais forem retirados para outro aquário. Os Nuvem Branca são castanhos com cauda vermelha e uma linha prateada lateral que brilha com a luz. Atingem os 4 cm.
Danios
Diversas espécies de Danio são comuns nas lojas de animais, incluindo o Danio Gigante - Danio aequipinnatus, o Zebra - Brachydanio rerio, o Zebra Leopardo - Brachydanio frankei e o Danio Pérola - Brachydanio albolineatus. Estes peixes são nadadores rápidos e estão sempre em movimento. Diferentes padrões de marcas azuladas permitem distinguir as espécies. A maior parte dos Danios não cresce mais que 6 cm com exceção dos Danios Gigantes que podem chegar aos 10 cm.
Rasboras
O rasbora mais popular é o Rasbora Arlequim - Rasbora heteromorpha. Uma espécie muito parecida, Rasbora espei, está também disponível, assim como o Rasbora Palhaço - Rasbora kalochroma e o Cauda de Tesoura - Rasbora trilineata. Laranja, castanho e vermelho são cores habituais nos Rasboras e o seu modo de nadar “pára-arranca” torna-os interessantes de observar em cardume. Os Cauda de Tesoura podem atingir os 18 cm e os Rasbora Palhaço 10 cm enquanto os Arlequins se ficam pelos 5 cm.
Barbos
De longe que o barbo mais frequentemente visto e amaldiçoado é o Barbo Tigre - Capoeta tetrazona. Se não for mantido num cardume grande da sua própria espécie morde as barbatanas de outros peixes. Além disso, como é criado em excesso e com problemas de consanguinidade é susceptível a doenças. Diversas variedades de aquário estão disponíveis (como o Barbo Tigre Verde e o Barbo Tigre Albino), mas estes são ainda menos saudáveis e apresentam frequentemente deformações.
Não desista já dos barbos, porém. Muitos são adequados como primeiros peixes, especialmente para os aquários com tamanhos moderados. Capoeta titteya, O Barbo Cereja, é um extraordinário pequeno barbo, até 5 cm de comprimento e com uma maravilhosa cor vermelho alaranjada. Barbos de tamanho médio (até 10 cm) incluem o Barbo Palhaço - Barbodes everetti, o Barbo Rosado - Puntius conchonius, e o barbo Listado - Puntius nigrofasciatus. As variedades artificiais do Barbo Rosado (barbatanas longas, albino, etc.) devem ser evitadas porque tendem a ser menos saudáveis. Outros barbos como o Capoeta oligolepis e o Barbodes lateristriga são maiores, mas pacíficos. A menos que tenha um aquário muito grande evite os Barbos Tifoil- Barbodes schwanefeldi. Em adultos podem atingir os 30 cm!
Muitos barbos não formam cardumes tão bem como Danios ou Rasboras, mas mesmo assim devem ser mantidos em cardume.
Muitos autores colocam todas as espécies de barbo referidas no gênero “Barbus”.

Corydoras

Os corydoras são membros da família “callichthyidae”, isto é, são peixes gato de armadura provenientes da América do Sul. Os corydoras são pequenos (geralmente 5 cm ou menos) e são peixes de cardume, sempre procurando comida no fundo do aquário. Existem pelo menos 140 espécies de peixes gato no gênero Corydoras. Alguns são bastante sensíveis e morrem rapidamente mesmo nas mãos dos peritos. Os frágeis, porém, raramente são vistos nas lojas e têm preços elevados quando se encontram. Os corydoras a preços razoáveis são resistentes e podem sobreviver mesmo num aquário com pouco oxigênio, dado que engolem ar da superfície e absorvem o oxigênio nos intestinos. Alguns corydoras fáceis de encontrar são o bronze Cory - C. aeneus, o C. ambiacus, o leopardo - C. julii, o C. arcuatus, o - C. metae e o Panda C. panda.
Os corydoras geralmente alimentam-se no fundo do aquário e devem-se fornecer comidas especiais que se afundam como os comprimidos para peixes de fundo e alimentos congelados. Deve-se tomar cuidado para que toda a comida congelada seja rapidamente ingerida conforme cai no fundo. Não alimentar em excesso!

Peixes Arco-Íris

Os arco-íris são peixes muito coloridos, oriundos da Austrália, Nova Guiné e Madagáscar. Como os ciprinideos, os arco-íris são peixes de cardume e devem ser mantidos em grupos de 6 ou mais. São geralmente maiores, mais caros e mais resistentes que a maior parte dos peixes de cardume já referidos. Os peixes arco-íris são fáceis de manter, são ativos e constituem bons primeiros peixes para quem quer experimentar algo um pouco menos comum. Procure nas lojas pelo Peixe Arco-íris Australiano - Melanotaenia splendida, pelo Boesemani - M. boesemani, pelo Arco-Íris Turquesa - M. lacustris e pelo Arco-Íris das Celebes - Telmatherina ladigesi.