sexta-feira, 4 de março de 2011

Reprodução. (Part. 3)


Direitos de Autor

As FAQs existem graças à contribuição dos participantes na Net e, como tal, pertencem aos leitores dos newsgroups de aquariofilia. Os artigos com menção estão sujeitos aos direitos dos respectivos autores. Cópias das FAQs podem ser feitas livremente desde que distribuídas gratuitamente e incluídos os autores e a reserva de direitos.

Contributo de Elaine Thompson

Tradução de Miguel Figueiredo


Aquários de Reprodução

“Os meus peixes acabaram de pôr ovos. Como é que eu vou impedir que os ovos ou alevinos sejam comidos?

A maneira mais comum de evitar que os ovos sejam comidos é usar um aquário de reprodução à parte. Aí os peixes poderão reproduzir-se e ser removidos uma vez a postura e o parto concluído. Os disseminadores de ovos podem ser colocados sobre uma rede um sobre um leito de seixos grandes para proteger os ovos até a postura terminada. Os construtores de ninhos de bolhas e os incubadores bocais podem ser deixados no aquário até deixarem de cuidar dos alevinos. Os vivíparos podem dar à luz numa área densa de plantas ou num substituto de relva em plástico, onde os alevinos se possam esconder até a mãe terminar o parto e ser removida.
Um aquário de reprodução também é útil porque pode ser mantido limpo. Os ovos e os alevinos precisam de uma água muito límpida. Também não haverá adultos para competirem pela comida. Muitos criadores usam um aquário sem areão no fundo com apenas um filtro de esponja movido a ar para servir de filtragem. Os detritos podem ser facilmente vistos e removidos. Mudanças de água frequentes também são mais fáceis.
Outra solução é permitir que os peixes se reproduzam em certas áreas do aquário comunitário, como plantas ou pedras. Os ovos podem então ser transportados para o aquário de reprodução. Isto funciona para escalares, peixes-gato e peixes arco-íris. Os ovos de killifish podem ser recolhidos de turfa ou de “mops” (tufos de fios de material sintético) e colocados num recipiente separado para secarem ou incubarem. Os vivíparos podem ser reproduzidos numa maternidade dentro do aquário comunitário. A maternidade separa os alevinos da mãe e fornece aos alevinos um local seguro para crescerem.
Alguns ciclideos protegem os filhos suficientemente bem para serem deixados no aquário comunitário, embora isso possa provocar stress nos outros peixes do aquário. Até existem espécies de ciclideos que combaterão entre si se não houver outros peixes no aquário para ameaçar.